14 de jul. de 2010

Kit Relaxamento

Saiu na imprensa
Por jojomaravilha

Às vezes o estresse aparece e deixa tudo mais difícil. A boa notícia é que dá para combatê-lo com a ajuda de aliados simples, que cabem dentro da bolsa. Monte já esse arsenal do bem e mande a tensão para bem longe.

Aceita um chá ?
Você certamente já ouviu a frase “nada como um chá quentinho para acalmar os ânimos”. Os orientais são grandes apreciadores da bebida e aproveitam suas propriedades funcionais para uma série de fins, até para o relaxamento. Para isso, os tipos mais utilizados são o de camomila (Matricaria chamomilla) e erva-cidreira (Melissa officinalis). “Essas ervas possuem substâncias que atuam no controle da ansiedade e nos conferem a sensação de bem-estar”, atesta a nutróloga Samantha Enande, de São Paulo. Fácil de levar na bolsa ou guardar na gaveta do escritório, os chás em formato de sachê podem ser muito úteis para quem precisa recobrar o equilíbrio. Vale, também, para aquele frio na barriga que teima em aparecer antes de uma ocasião importante.

Dê bola para o estresse
Utilizada principalmente nos exercícios de reabilitação, a fisiobol – aquele tipo de bolinha colorida própria para fisioterapia – também pode ser aproveitada como ferramenta antiestresse. Basta apertá-la na palma da mão por alguns minutos para sentir alívio na tensão de músculos e tendões. Assim como o óleo essencial, é uma ótima opção para os momentos de ócio (e muita irritação) no trânsito. Versáteis, as tais bolinhas vão muito além do uso manual. “Existem algumas mais firmes, que são excelentes para massagear outros locais onde se concentram centros de tensão, como pescoço e costas. Dá também para utilizar na planta dos pés, estimulando os pontos reflexos do corpo”, ensina a fisioterapeuta e rolfista Sophia Lanz, de São Paulo.

A leitura propicia uma trégua entre nós e os problemas que nos chateiam

Barulhinho bom…
Tem gente que não gosta de praia. Tem gente que não gosta de comida sem tempero. Mas você já ouviu alguém dizendo que não gosta de música? Difícil, né? E não se trata apenas do som. Algumas canções vão mais além: parecem expressar tudo aquilo que estamos sentindo, seja por meio de doçura, protesto, felicidade, sarcasmo, humor… “Assim como as fotografias, a música nos traz lembranças agradáveis e estimulam hormônios ligados ao prazer e à alegria”, comenta a terapeuta Elza Rodrigues. Então, não precisa nem pensar duas vezes: colocar aquela música que você adora é um ótimo passo para embalar a leveza da alma. Melhor ainda se puder cantar e dançar junto. Mas se estiver em um local com outras pessoas, use fones de ouvido.
O estilo que soa como um bálsamo para os seus ouvidos pode ser intolerável para seu colega ao lado. Aí, o efeito é o contrário. Em vez de acalmar, você acaba causando irritação.

Gotinhas de tranquilidade
Nada de remédios. Quem acha que apenas massagem, chazinho ou distração não ajudam a combater o fantasma do estresse pode optar por uma solução eficaz e natural. É o caso dos Florais de Bach, um grupo de 38 essências com indicações para os mais diversos estados emocionais. “Os florais são medicamentos vibracionais, ou seja, eles atuam energeticamente reequilibrando as emoções negativas que contribuem na geração da tensão e do estresse”, esclarece a naturopata Angela Freitas, de São Paulo.
Em farmácias especializadas, onde essas essências podem ser adquiridas, existem tabelinhas com as indicações de cada tipo: quem exige muito de si, quem é intolerante, quem está magoado… No entanto, Angela explica que o melhor é procurar um especialista para analisar o quadro com mais detalhes e prescrever o floral mais adequado.

Em situações de emergência, como um compromisso importante que a deixa nervosa, pode-se optar pelo floral Rescue Remedy. “No entanto, ele não deve ser usado continuamente, pois não trata a causa a fundo, como no tratamento floral mais específico. É só para emergências mesmo”, alerta



Fonte: http://popnews.wordpress.com/2010/04/14/kit-relaxamento/